quarta-feira, 30 de julho de 2008

Eazy-E



Eazy-E, nome artístico de Eric Lynn Wright, (Compton, Califórnia, 7 de setembro de 1963Compton, 26 de março de 1995) foi um rapper e produtor.

Eazy E morou sua vida inteira em Compton, subúrbio de Los Angeles. Eazy era membro dos Crips e atuava como traficante de drogas, o que lhe possibilitou juntar dinheiro para criar a Ruthless Records. Montou o grupo N.W.A juntamente com Ice Cube, Dr. Dre, MC Ren e DJ Yella. O sucesso foi muito grande , apesar da mídia não apoiá-los, seus fãs eram muitos, e suas músicas se tornaram parte da trilha sonora do gueto. Durante o N.W.A, Eazy lançou seu primeiro álbum em 1988, o "Eazy Duz It".

Em 1991 o grupo acabou, e Eazy-E seguiu carreira solo. Em 1991 lançou o seu 2º albúm 5450 Home 4 tha sick, vendeu bem, mostrando que Eazy já conseguia fazer as suas próprias músicas. Mais tarde Dr.Dre deixou a Ruthless Records e fundou a sua própria editora ao lado de Suge Knight "Death Row Records". Eazy virou inimigo de Dr. Dre e lançou o álbum "It's On (Dr Dre) 187 One Killa"(que se tornou platina), que continha acusações contra Dre e Snoop Dogg. Uma dessas era na música "Real motherfukin' G's", que continha várias acusações a Dr. Dre e Snoop. Em 1995 o cantor foi internado infectado com o vírus da AIDS e no dia 26 de março morreu por complicações decorrentes da doença, deixando cinco filhos. Existem rumores que Suge Knight (fundador da death row ao lado de Dr. Dre) teria pago alguém para perfurar Eazy E com uma agulha com o sangue infectado com o virús.

Depois de sua morte foram lançados outros cds como "Str8 Of Tha Streetz Of Muthaphuckin Compton" e "Eternal E". Um de seus filhos hoje é rapper e usa o nome artístico de "Lil Eazy-E", continua morando em Compton com seu pai. Fez músicas com The Game e participou da trilha sonora do jogo True Crime com a música Get It Crackin. Apesar de todo sucesso não saiu de Compton, Eazy E até hoje é muito reconhecido por sua contribuição ao rap. As suas músicas mais conhecidas são: " Real Motherfukin' G's ", Boys In The Hood ", "Eazy Duz It" e "Eazier said than Dunn" (esta que entrou no famoso jogo GTA: San Andreas). Ryder um personagem do famoso GTA san andreas foi retirado da aparência de Eazy-E. São ambos bastante semelhantes. Produtores do jogo disseram que este personagem foi retirado de [Eazy-E]. Eazy-E também era conhecido por ser bastante amigável e brincalhão, pois ajudou vários artistas entre eles Bone Thugs-N-Harmony.


Curiosidades

  • No videoclip do Sabotage (rapper), "Um Bom Lugar", aparece uma foto do Eazy-E numa espécie de mural.
  • Comando Selva, grupo carioca de rap underground, possui um integrante com o nome Eazy-E, em homenagem ao próprio.
  • No videoclip "Dre Day" do rapper Dr.Dre, aparece um cara fantasiado de Eazy-E, ironizando seu jeito e seu estilo (criado devido a briga entre Dr.Dre e o Eazy-E).
  • Foi criado apartir de 2008 em Compton, o "Dia do Eazy-E", celebrado em 7 de Abril.
  • Existem rumores que Suge Knight (fundador da death row ao lado de Dr. Dre) teria pago alguém para perfurar Eazy E com uma agulha com o sangue infectado com o virús. (a também teorias de que ele teria mandado assassinar o rapper Tupac Shakur).
  • A clássica música do grupo NWA, "Fuck the Police", acabou resultando em uma advertência do FBI, que através de uma carta, avisou a gravadora Ruthless Records que deveriam maneirar nas letras, com isso o potanpé inicial para o estilo Gangsta Rap.

Discografia

Álbuns Solo

Álbuns Tributo

Álbuns com o N.W.A.

Ligações externas


DR.dre



André Romell Young (18 de Fevereiro de 1965 em Los Angeles, Califórnia), é mais conhecido como Dr. Dre, é um produtor de rap estadunidense. Surgiu na cena musical no fim da década de 1980 é um dos mais conhecidos dentre os produtores de rap da atualidade.

História

Começou sua carreira na música como DJ em um clube de Los Angeles chamado Eve After Dark. O responsável por esse clube, conhecido como Lonzo, contratou Dr. Dre e outro DJ do local, Yella, juntamente com o Cli-N-Tel (um amigo do colégio de Andre) para formar o grupo World Class Wreckin' Cru. A produção acontecia nos fundos do clube, onde havia um mini-estúdio de 4 canais onde foram gravadas as primeiras músicas do grupo. Eles entraram no top40 R&B de sucessos com o single Turn Off The Lights.

Logo, o World Class Wreckin Cru deixou de ser uma prioridade para Dr. Dre e Yella quando eles formaram, afiliado ao selo de gravadora Ruthless Records fundado por Eazy E com dinheiro obtido pela venda de drogas, o grupo N.W.A (abreviação de Niggaz With Attitude que significa Negros de Atitude cujos membros são Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren, Ice Cube e o próprio Eazy E). Suas músicas viraram hinos das ruas (embora grupo não tenha tido apoio da mídia nem da MTV) e seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de gangsta rap: um gênero musical do hiphop com letras de hedonismo e violência. Seus protagonistas justificavam o estilo chocante das músicas dizendo que eles apenas estavam contando como a coisa é. O Grupo N.W.A lançou 3 álbuns (nessa ordem): N.W.A And The Posse, Straigh Outta Compton e Efil4Zaggin (Niggaz4Life ao contrário), todos produzidos pelo Dr. Dre e DJ Yella. Durante seu tempo na Ruthless, Dr. Dre também produziu o álbum do grupo "Above The Law" e do rapper The D.O.C.

Dentro do N.W.A. houve desentendimentos entre os membros. Ice Cube havia deixado o grupo após o segundo álbum e o Dr. Dre após o 3o em 1991 - foi o fim do N.W.A.

Após isso, Dr. Dre fundou, juntamente com Marion Suge Knight, ou Suge Knight, o selo de gravadora Death Row Records e o primeiro CD lançado por ela foi do próprio Dre, chamado The Chronic. Os singles desse CD foram "Fuck Wit Dre Day", "Let Me Ride", "Nuttin' But A ‘G’ Thang" (esse, em destaque, já foi eleito o melhor single da década de 90 e é considerado o melhor single de rap de todos os tempos) e Lil’ Ghetto Boy. Depois, Dr. Dre também produziu o álbum do Snoop Dogg chamado Doggystyle, mixou o álbum do Dogg Pound e contribuiu com algumas faixas para outros artistas, inclusive o viciante single do Tupac chamado California Love (junto de Roger Troutman).

Anos depois, começou a haver desentendimentos entre os dois fundadores. Dr. Dre achava que estava ganhando pouco por ser o produtor criador dos grandes sucessos que impulsionavam as vendas de discos e, descontente com a maneira como Suge Knight controlava a Death Row, ele sai de lá declarando que "o gangsta rap estava morto". Por esse motivo e outros, como Tupac, um dois mais conhecidos artistas, havia morrido e Suge vai pra prisão, a Death Row decai. Pouco tempo depois, Dre funda a Aftermath Entertainment existente até hoje. De lá vieram grandes nomes do Hip Hop americano como Eminem e 50 Cent.

Pela Aftermath Entertainment foi lançada a seqüência do The Chronic chamada 2001 (ou Chronic 2001 como é chamado pelos fãs). Hoje, Dr. Dre, conhecido como um dos melhores "criadores de sucessos" do mundo da música, e considerado o melhor produtor de rap, está prestes a lançar seu próximo CD, o terceiro e possivelmente último, chamado Detox, que contará com a presença dos rappers Eminem e 50 Cent, entre outros.

Discografia

Álbuns Solo

Com o N.W.A.


Filmografia

Ano Título Personagem Notas
1996 Set It Off Black Sam
2000 Up In Smoke Tour
2001 Training Day Paul
The Wash Sean

Ligações externas



ice-T o ''pioneiro'' do rap gangsta




Tracy Marrow (nascido em 16 de fevereiro de 1958), mais conhecido como Ice T ou Kop Killa, é um rapper dos Estados Unidos, músico, autor e ator. Foi um dos precursores do gangsta rap. A maioria de sua música trata de assuntos políticos, como o Public Enemy, apesar de ter declinado com o tempo. Usa linguagem violenta, e de baixo calão, com freqüente alusões a vida do crime, prostituição, drogas e outras do gênero implicado no estilo da música rap de gangster.

Discografia


Singles

  • "The Coldest Rap" (1982)
  • "Body Rock" (1984)
  • "Killers" (1984)
  • "Ya Don't Quit" (1985)
  • "Dog N The Wax" (1986)
  • "6 In The Mornin'" (1986)
  • "I'm Your Pusher" (1988)
  • "High Rollers" (1988)
  • "You Played Yourself" (1989)
  • "Lethal Weapon" (1989)
  • "What Ya Wanna Do" (1989)
  • "New Jack Hustler" (1991)
  • "Original Gangster" (1991) [Platinum]
  • "Mind Over Matter" (1991)
  • "That's How I'm Livin'/99 Problems" (1993)
  • "Last Wordz" Com 2Pac e Ice Cube
  • "Gotta Lotta Love" (1994)
  • "I Ain't New Ta This" (1994)
  • "I Must Stand" (1996)
  • "The Lane" (1996)
  • "Don't Hate the Player" (1999)
  • "Always Wanted To Be A Ho (1999)
  • "Money, Power, Women" (2000)
  • "Pimping Ain't Easy" (2000)
  • "Police Story" (2002, Rise Above 24 songs to benefit the West Memphis 3)
  • "Walking In The Rain" (2006)

Curiosidades

  • Foi o 1º rapper do mundo a falar a palavra Nigga, em 1982 na canção "The Coldest Rap".

Filmografia

The Notorious B.I.G.



Christopher George Latore Wallace (21 de maio de 19729 de março de 1997), também conhecido como Biggie Smalls, Big Poppa e Frank White, mas muito mais conhecido pelo apelido The Notorious B.I.G. (Business Instead of Game), foi um rapper estadunidense muito popular que alcançou a fama em meados da década de 90.

Nascido no Brooklyn, New York. Desde jovem já consumia crack e traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou por virar um rapper. Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, e se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A. que tanto rivalizava com a Costa Oeste do país, que era liderada pelo brilhante rapper Tupac Shakur. A carreira de B.I.G. estava marcada pelas contínuas disputas entre as gravadoras Bad Boy Records e Death Row Records, quando B.I.G. foi apontado supostamente como o indiretamente responsável pela morte de Tupac Shakur (2Pac), no dia 7 de Setembro de 1996, porque em uma de suas letras revela que teve relações sexuais com a esposa de B.I.G., que morreria 6 meses depois da morte de Tupac, no dia 9 de Março de 1997, em circustâncias parecidas. B.I.G. é lembrado até hoje como uma lenda do hip hop. Seu disco duplo Life After Death, lançado pouco depois de sua morte, é um dos maiores álbuns de hip hop da história, com 26 milhões de cópias vendidas. The Notorious B.I.G. tem uma das melhores vozes da história para interpretar, e é um dos maiores rappers da história com 32 milhões de cópias vendidas em apenas 4 anos de carreira e 4 álbums lançados (2 póstumos) e uma compilação, e com 2 músicas em 1# nos EUA, com 3 semanas cada, e em boas posições.

Biggie também trabalhou com o artista mais bem-sucedido do mundo, Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do megastar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no disco Invincible.

[editar] Discografia

[editar] Canções

  • 1994 - Big Poppa - 1# Rap Hot, 6# U.S.A.
  • 1994 - Juicy - 3# Rap Hot, 27# U.S.A.
  • 1994 - One More Chance (feat. Faith Evans) - 1# Rap Hot, 2# U.S.A.
  • 1997 - Hypnotize - 1# Rap Hot, 1# U.S.A.
  • 1997 - Sky's the Limit (feat. 112) - 3# Rap Hot, 27# U.S.A.
  • 1998 - Mo' Money Mo' Problems (feat. Mase & Diddy) - 1# Rap Hot, 1# U.S.A.
  • 1999 - N.O.T.O.R.I.O.U.S (feat. Diddy & Lil' Kim)
  • 2005 - Nasty Girl (feat. Diddy, Nelly, Jadge Edge & Avery Storm) - 9# Rap Hot, 46# U.S.A.

[editar] Prêmios

  • VMA 1997 - Hypnotize - Best Rap Video
  • VMA 1998 - Mo' Money Mo' Problems - Nomeado

2pac o rei do rap


Tupac Amaru Shakur, também conhecido por 2Pac, Makaveli, ou simplesmente 'Pac, (Nova Iorque, 16 de junho de 1971Las Vegas, 13 de setembro de 1996) foi um rapper, ator, poeta e ativista social. Ele entrou para o Guinness Book como o maior vendedor de CD de gangsta rap, com mais de 75 milhões de álbuns por todo o mundo, incluindo 50 milhões somente nos Estados Unidos. Seu nome de nascimento era Parish Lesane Crooks, porém sua mãe alterou logo após o nascimento, mudando a certidão de nascimento de acordo. Tupac Amaru significa "Serpente Resplandecente" em quechua, e é uma homenagem ao líder revolucionário Tupac Amaru II. Shakur é a palavra árabe que significa "grato a Deus". Suas músicas tratavam da violência, desigualdade racial e às vezes de disputas com outros cantores de rap. Muitos fãs, críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam como o maior rapper de todos os tempos.

Foi morto em 1996 a tiros na cidade americana de Las Vegas, num crime que não foi esclarecido. Ele teria recebido cinco balas: duas na cabeça, duas na virilha e uma na mão no dia 07 de Setembro[1]. Ficou em coma durante sete dias e morreu em 13 de Setembro às 04h03.

terça-feira, 29 de julho de 2008

gangsta rap


Gangsta Rap é uma das variâncias do rap, que desenvolveu-se durante os anos 80. Um dos pioneiros do Gangsta Rap foi o rapper Ice-T com suas faixas Cold Winter Madness and Body Rock/Killers, ambas de 1983. O Gangsta Rap foi popularizado por grupos como N.W.A. As suas letras são violentas e normalmente tendem a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça desta, e a partir dessa crítica, abrir os olhos de quem não está nem aí para a dura realidade das ruas, mesmo que isso atinja diretamente ao ouvinte. Geralmente, os autores têm problemas com a lei, alguns inclusive tem ou já tiveram envolvimento com gangues. MC's como Ice-T, Eazy-E, Snoop Dogg, Tupac Shakur, entre outros, já passaram pelos tribunais por atividades relacionadas com o tráfico em geral, de armas, assassinatos, etc. O Gangsta Rap também é famoso pelas acusações de promover crimes como homofobia, assassinato, tráfico de drogas, entre outros, além de ser acusado de promoção do machismo, promiscuidade, vandalismo, racismo e materialismo, violência gratuíta e desrespeito às autoridades. Um dos mais ferrenhos críticos do Gangsta Rap é o diretor cinematográfico Spike Lee, que acusou o estilo de incentivar a ignorância dos afro-americanos. Os gangsta-rappers, por sua vez, defendem-se das acusações alegando que suas letras não falam de nada além da realidade vivida nas periferias e procuram, através das mesmas, chamar a atenção das autoridades.

A palavra gangsta é um dereivativo de gangster, soletrando-a na pronúncia do Inglês vernáculo afro-americano. Os estadunidenses chamam este tipo de soletração de Eye dialect.[1]


O gangsta rap desenvolveu-se no ínicio dos anos 80 na costa oeste dos Estados Unidos, em guetos de cidades como Los Angeles e Compton.

Em 1986 o rapper Ice-T lançou "6 n the Monrnin", considerada a primeira canção de gangsta rap. Ainda em 1986 o grupo N.W.A. lançou seu primeiro single, que não fez muito sucesso. Mais tarde, em 1988, o álbum "Straight Outta Compton", o primeiro da categoria a fazer grande sucesso, ajudou a divulgar o novo sub-gênero do Rap e estabelecer a costa oeste como capital do hip-hop por algum tempo. O single de Gangsta Rap com maior controvérsia foi "Fuck The Police", deste mesmo álbum. A letra, que fala sobre a agressividade policial nos guetos americanos, resultou numa carta do FBI enviada ao grupo, aconselhando-o a amenizar o conteúdo de suas letras. O grupo lançou mais dois discos depois deste e em seguida dissolveu-se. Eazy-e, um dos membros do grupo, permaneceu na Ruthless Records, gravadora fundada pelos membros e que foi um dos ícones do Gangsta Rap nos anos 80. Dr. Dre, outro membro, fundou junto com Suge Knight, ex- segurança do grupo, a gravadora Death Row Records, que viria a ser a maior gravadora de Gangsta Rap da década de 90.

Em 1992, Dr. Dre, lançou seu primeiro álbum solo, "The Chronic", um dos mais vendidos da história do rap. Alguns dos singles de Dr. Dre são até hoje considerados como ícones dos anos 80-90, como "Nothin' But a G' Thing". O álbum também contou com a participação do então novato no rap Snoop Dogg, na supra-citada faixa e em várias outras. Snoop Dogg, com a ajuda de Dr. Dre, lançou seu primeiro disco, "Doggystyle", em 1993,o qual bateu inúmeros recordes e recebeu diversos prêmios. Mais tarde, Tupac Shakur, rapper já com sucesso, integrou-se à gravadora e lançou junto com ela os multi-platinados álbuns Me Against the World , All Eyez on Me e o póstumo The 7 Days Theory. Alguns outros rappers da gravadora, como os membros do grupo Tha Dogg Pound, também merecem atenção. Outros nomes de fora da gravadora marcaram o Gangsta Rap dos anos 80 , como Ice Cube, Compton's Most Wanted,e Eazy-E.

Desde a saída dos principais nomes da Death Row, em meados da década de 90, o gangsta rap deixou de viver seus grandes dias e perdeu espaço na mídia, dando vez ao Pop Rap, e o Rap Bling-Bling interpretado por artistas como 50 cent, que preferem dar atenção a problemas pessoais, como dinheiro, mulheres, carros e drogas, do que a problemas sociais, que envolvem toda a comunidade periférica.

Atualmente MC Ren, WC, Nate Dogg, Warren G, Yukmouth, Kurupt, Ice T, Coolio, Short Khop, TQ, Lil Eazy-E, Brotha Lynch Hung e muitos outros constituem atualmente o Rap mais parecido com gangsta. Dr. Dre, Ice Cube e Snoop Dogg, são os três maiores gangsta rappers do mundo atualmente, não tendo estes vendido ou subjugado o estilo de música com que se iniciaram na vida artística.